Criar um Site Grátis Fantástico

Cases

Cases

Cases

Presenciei uma situação em uma empresa onde um funcionário da produção entrou humildemente na sala do chefe da produção para pleitear um aumento de salário, uma vez que tinha sido pai a pouco tempo e seu filho era alérgico a lactose e o custo do leite sem lactose era altíssimo. O chefe da produção escutou todos os lamentos do subordinado demostrando irritação através da linguagem corporal e ao término do pleito, falou em voz alta para que todos ouvissem: "por um acaso foi a empresa quem fez o filho em sua mulher? Isso é um problema seu e dela a empresa não tem nada com isso". Com certeza essé pensamento é isolado, pois conheço essa empresa e sei que jamais pensariam dessa maneira, mas esse é um exemplo onde os superiores não tomam conhecimento das atitudes e comportamentos de alguns chefes perante seus subordinados e com isso gera mal estar e insatisfação.

Análise

Como devemos proceder em uma situação assim? Se levarmos a reclamação ao escalão superior, entraremos em uma situação muito delicada, pois com certeza o chefe será questionado e se defenderá contando uma outra versão talvez mudando de réu para vítima. O correto seria conversar com o RH de sua empresa e expor o problema, desde que esse RH seja desvinculado dessa chefia. Caso haja vínculo de subordinação ou grande amizade, a situação fica ainda mais complicada. Exercer a paciência é uma solução inteligente se você quiser permanecer no emprego. Gosto muito de pescar e para pegar um bom peixe, as vezes é necessário dar linha até chegar a hora de fisgar. Ninguém engana ninguém por muito tempo e em determinada hora, as pessoas irão perceber que esse tipo de chefe não se enquadra mais no mercado e a situação será resolvida. Caso essa paciência esteja no limite, é importante que você procure seus direitos, pois trabalhar só por trabalhar, sem gostar de seu dia a dia, sem se comprometer com o que você faz, é prejudicial a saúde, a sua família e ao seu desenvolvimento.

 

A empresa em que trabalho, não tem nenhum plano de investimento em treinamento dos funcionários. Isso não pode prejudicar meu crescimento dentro da empresa por carência de conhecimento?  (Pedro Henrique - SP)

Análise

Bem, por incrível que pareça, ainda existem empresas que enxergam gastos com treinamentos como despesa e não como investimento. Alguns gestores temem de investir em funcionários para depois eles saírem da empresa para outras oportunidades e o investimento ficar perdido. De fato isso é um risco e que pode acontecer, mas que precisa ser corrido. O simples fato de a empresa não lhe oferecer treinamento, não pode impedir você de obtê-lo. Invista em você. Estude, leia bastante. Não leia apenas livros de auto ajuda. Leia romances, livros de ficção etc. A literatura irá lhe ajudar bastante no desenvolvimento de idéias, na ortografia e criará pontos comuns de discussão. As pessoas conversam sobre livros e numa conversa assim, pode se abrir um belo leque de oportunidades.